09 julho 2014

5 dicas para dar a volta por cima e mandar a tristeza para longe

Chegou a hora de colocar o seu plano para sair da bad em ação!

Foto: Reprodução/Tumblr
1. Descubra o que realmente está acontecendo
Se tiver algo errado com você ou com alguém que você ama, tente saber o máximo que puder sobre o problema. Se um amigo seu está envolvido com drogas, por exemplo, converse com a galera que está mais próxima dele, para saber até que ponto o garoto está realmente encrencado. Por outro lado, se você acabou de descobrir uma doença, converse com um médico em que você confie e tire todas as suas dúvidas. “Muitas vezes a gente fica fantasiando e até aumenta o tamanho do problema na imaginação”, explica Marcela.
2. Procure ajuda
Não seja tão dura e cruel consigo mesma, nem pense que pode resolver todos os seus problemas sozinha. Sempre que achar necessário, procure alguém de confiança para desabafar e dizer como está se sentindo. Pode ser com a best, com algum parente, com um adulto que a deixe à vontade para papear... Tanto faz! O importante é dividir as suas angústias com alguém! “Quem guarda as suas preocupações dentro de si mesmo dificilmente vai conseguir chegar a uma boa solução”, alerta a especialista.
3. Marque um horário com um psicólogo
Se desabafar com alguém de confiança não tem sido o suficiente para você se sentir melhor e aliviada, e se o seu desânimo só cresce, a solução é pedir ajuda para um profissional. Explique para os seus pais que está meio triste e confusa e que gostaria de conversar com um psicólogo. Outra coisa que é legal você saber: hoje em dia, muitos convênios oferecem esse tratamento sem custo algum. Taí mais um motivo pra você aproveitar essa chance o quanto antes!
4. Confie em si mesma
Você não precisa saber exatamente qual é a saída para os seus problemas. Mas precisa buscar isso, usando todas as ferramentas que possui. Estamos falando da sua força de vontade, do seu amor por você mesma, pelas outras pessoas e pela vida. É isso o que vai empurrar você pra frente, até chegar onde deseja.
5. Tire um tempo pra você
Toda situação complicada nos traz desafios e lições importantes. Mas tem uma coisa: você só vai tirar proveito dos seus problemas para crescer e se tornar uma pessoa melhor se parar pra pensar a respeito. Na prática, não adianta muito se sentir a vítima e morrer de pena de si mesma. É preciso encarar o que a nova situação lhe trouxe de bom e de ruim e seguir adiante apesar disso tudo. É como escrever uma nova história. Só que, dessa vez, com final feliz.
creditos: Atrevida.com