22 outubro 2014

10º passos para viajar

Para você que morre de vontade de fazer uma viagem internacional, mas não tem a mínima noção de que maneira pode começar a realizar esse sonho.






 Viajar. Conhecer aquele país que você sempre quis. Fazer novas amizades. Enfrentar novos desafios. Realizar sonhos. Para muita gente, fazer uma viagem para fora do país é um dos maiores desejos da vida! Contudo, nem sempre é tão simples tornar esse sonho realidade.
 
Fechar uma viagem para os Estados Unidos, para Londres, Paris, para a Itália, para o Japão... Vai muito além das dicas abaixo. Mas para você que sonha em pegar um avião "com destino a felicidade" e não faz ideia de como começar, os dez passos abaixo podem te dar uma luz e tornar algumas questões mais claras!
#1: pesquisar opções de agências e pacotes:
Antes de você falar com os pais e amigos sobre a sua possível viagem, é importante pesquisar. Se você estiver na dúvida entre dois ou mais destinos, essa busca online pode te ajudar na hora de escolher. É legal checar as opções: quais seriam, por exemplo, as diferenças se você optasse por viajar por conta própria ou, então, investisse em algum pacote de agência de turismo/intercâmbio?
#2: ver opções de pacotes que cabem no bolso:
Muitas agências destinadas ao intercâmbio, como a CI e a STB, também disponibilizam pacotes de não-intercâmbio e opções de compra de passagens aéreas e de hospedagens que podem sair mais em conta. Contudo, vale dar uma olhada em hotels e albergues, e em sites de compras de passagens aéreas para fazer uma simulação/um comparativo de quanto você gastaria se fechasse a viagem sozinha, sem o auxílio de agências.
#3: conversar com os pais:
É sempre mais interessante estar munida de muitas informações na hora do "vamos ver". Isso passa credibilidade e mostra que você está mesmo a fim de encarar o desafio. Afinal, é preciso coragem para sair do nosso mundinho! Nessa hora, você precisa entender se os seus pais têm condições e querem te ajudar nas despesas ou se você precisará se programar para realizar o sonho mais futuramente, quando as finanças ajudarem.
#4: traçar o roteiro:
Depois de decidir o destino, é hora de conversar com pessoas que já tenham ido para o "lugar dos seus sonhos". Elas podem ter novas indicações de hospedagens, dicas de passeios, informações sobre locomoção... A troca de experiências é muito válida e pode até te abrir novos horizontes! Além, é claro, de te ajudar na hora de decidir os passeios turísticos que pretende fazer.
#5: "pé de meia":
Chegou, talvez, a hora mais complicada: juntar dinheiro. Se você já trabalha, fica mais fácil conseguir, aos pouquinhos, "engrossar" a poupança. Agora, se você ainda depende dos responsáveis, nem sempre é tão fácil realizar o sonho de viajar para aquele lugar que tanto sonha. Você pode começar não gastando toda a mesada e investindo em algum pequeno negócio, como vender brigadeiros na escola, por exemplo. Às vezes, seus pais só estão querendo uma iniciativa que prove o "tamanho" do seu sonho!
#6: ir pessoalmente a agências:
Se você for menor de idade, é indispensável que um responsável vá até a agência com você. Afinal, ele precisará te dar autorização para que você feche o negócio. Mesmo que você ainda não tenha certeza se tem condições de realizar a viagem, é legal consultar os pacotes disponíveis. Às vezes, tem um que cabe direitinho no seu bolso e você nem sabia de sua existência!
#7: limite de tempo:
As simulações online em sites de agências de turismo, de intercâmbio e em páginas de hotels, hotéis e albergues dão uma boa noção do quanto custará a viagem dependendo do tempo que você gostaria que ela durasse. Se você fechar a viagem por conta própria, é imprescindível calcular bem! Lembrando que você já viaja com algumas coisas pagas, mas precisa de dinheiro para se sustentar por lá. Se você fechar a viagem em alguma agência, ela provavelmente te passará dois valores: o do pacote e uma estimativa de quanto você deve levar para ficar o tempo que deseja.
#8: tirar o passaporte:
O passaporte é algo totalmente brasileiro e você não precisa realizar entrevistas em outra língua, por exemplo, na hora de retirá-lo. Sem esse documento, que funciona como um RG internacional, você não pode sair do país. Você consegue fazer a solicitação do passaporte no site da Polícia Federal, mas atenção: a lista de documentos que você precisa ter em mãos nessa hora é grande! Por isso, vale a pena consultar o site com antecedência, checar a lista de exigências e providenciar tudo certinho para só então realizar a requisição sem erro e pagar a taxa. Lembrando que é preciso renovar o passaporte a cada cinco anos.
#9: providenciar o visto:
Se o seu sonho é viajar para os Estados Unidos, saiba que é imprescindível que você, além do passaporte, tire um visto americano. O processo é basicamente o mesmo acima, só que um pouquinho mais complicado: você precisa preencher o formulário DS-160, que é inglês, mas tem uma opção de tradução automática, e, depois, efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 320 a R$520, aproximadamente. Só então você consegue agendar a entrevista no Consulado. Menores de 16 anos são dispensados da entrevista.
#10: planos finais:
Você não precisa tirar o passaporte e providenciar o visto para só então fechar a viagem. É possível dar a entrada e agendar as requisições dos documentos durante o processo. Mas, o mais importante, é começar a checar os itens dessa lista com, no mínimo, oito meses de antecedência. Nesse espaço de tempo, é possível organizar tudo sem pressa, solicitar um cartão de crédito internacional e conseguir pagar as coisas com calma. É claro que se você precisar juntar dinheiro, é preciso planejar a viagem bem antes. Mas nesses oito meses iniciais, você consegue, por exemplo, ter uma noção de quanto ainda vai precisar esperar para realizar o sonho de viajar para fora.
Essa é uma boa maneira de começar! ;)


Creditos ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário